Skip to main content

Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Cruz

Fundado em julho de 1982 pelo Padre Alfredo Aires de Freitas, o Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santa Cruz surgiu no âmbito das Festas do Santíssimo Sacramento do Senhor com o intuito de dar continuidade aos usos, costumes, tocares e cantares dos nossos antepassados.
Integrada na Casa do Povo de Santa Cruz em 1989, a coletividade é composta por cerca de 32 elementos.
A indumentária do Grupo procura representar da melhor forma os trajes usados antigamente no lavrar da terra e nas idas à igreja. O traje domingueiro de inverno, utilizado pelas mulheres para irem à missa nos dias mais frios, era constituído por uma saia vermelha de lã com orla de linho, colete de baeta vermelho, capa de baeta azul, blusa de linho de manga comprida e lenço amarelo. No verão, a indumentária era semelhante, apenas mudava a blusa, de manga curta e o lenço que era substituído pela carapuça. O traje domingueiro masculino era composto pela camisa e calção de linho, bota chã sem risca vermelha e poderia fazer-se acompanhar por um colete de seriguilha castanho e carapuça azul. O traje de trabalho no campo feminino era constituído por uma saia de lã vermelha, blusa branca de linho e lenço vermelho. Os homens vestiam camisa de linho, barrete de orelhas de lã de ovelha e calçavam bota chã castanha de pele de vaca ou de porco. O traje de fidalga já era formado por uma saia de baeta azul, blusa branca de linho arrendada e a carapuça com lenço de linho. O fidalgo vestia camisa branca de linho, calça azul baeta, bota chã e carapuça azul. Todas as mulheres calçam bota chã com risca vermelha.
Para além desta indumentária característica local, a coletividade utiliza ainda o traje tradicional da Ilha da Madeira.
Ao longo dos anos, o Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santa Cruz tem vindo a participar em diversos Festivais de Folclore, espalhados um pouco por todo o território português e ainda em atuações internacionais. Em 2007 realizou um intercâmbio com o Rancho Folclórico Unhais da Serra e os Moliceiros de Ovar e gravou um CD.
A coletividade organiza, desde 1995, o Festival de Folclore de Santa Cruz.

Visite Santa Cruz e partilhe as suas imagens nas redes sociais com #santacruzmadeira

Union Dental

© Câmara Municipal de Santa Cruz - Ilha da Madeira, Portugal