Skip to main content

Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha

Fundado a 1 de novembro de 1948, tem vindo a albergar, ao longo dos tempos, um conjunto de bailes e canções que fazem deste grupo um dos mais conhecidos e apreciados da ilha da Madeira, tendo sido distinguido com medalha de prata e diploma de mérito pelo Governo Regional em 1981. Para além destas atividades, o grupo procura ainda manter vivas as tradições madeirenses, participando noutras actividades tais como o cantar dos reis, os jogos tradicionais madeirenses e a participação nas tradicionais lapinhas ao menino Jesus.
Para além da participação em festas populares e na animação turística da ilha, o Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha já participou em vários festivais espalhados pelos quatro cantos do mundo, em locais tão longínquos como a África do Sul, Estados Unidos da América, Venezuela, Brasil, China e Austrália.
O traje feminino é composto por uma camisa de linho, colete vermelho e capa curta sobre o ombro da mesma cor, saia de fundo vermelho com cores sobrepostas na vertical, a típica carapuça em azul-escuro, e a bota chã. O traje masculino é um pouco mais simples, composto por camisa e calções brancos, ambos em linho, uma faixa na cintura, a carapuça azul e a bota chã.
Este Grupo Folclórico é constituído por cerca de 35 elementos, que utilizam diversos instrumentos musicais tradicionais madeirenses como a viola de arame, o rajão e a braguinha, e ainda os ferrinhos, a harmónica e o bombo, entre outros instrumentos.

Visite Santa Cruz e partilhe as suas imagens nas redes sociais com #santacruzmadeira

Union Dental

© Câmara Municipal de Santa Cruz - Ilha da Madeira, Portugal