Fundado por Alexandre Rodrigues e um grupo de jovens ligados ao Folclore, a 17 de dezembro de 1986, o Grupo de Folclore do Rochão é uma das associações pertencentes à freguesia da Camacha que tem vindo a desenvolver um trabalho notável em prol do Património Cultural da Região Autónoma da Madeira.
Desde a sua fundação o grupo tem vindo a desenvolver, nas diversas áreas de actuação, a índole etno-folclórica, nomeadamente na dança, na música, no canto, no traje e nos jogos tradicionais.
Em 1989, pela primeira vez na sua história, o Grupo concretizou o seu primeiro intercâmbio com um grupo pertencente a Portugal Continental e, desde então, tem promovido diversas permutas de norte a sul do nosso país, pelo Arquipélago dos Açores e por vários outros países como Espanha, França, Alemanha, Brasil, Itália e Inglaterra.
Desde 1990 o Grupo Folclórico do Rochão realiza de dois em dois anos o seu Festival de Folclore, que em 1997 tornou-se conhecido internacionalmente. Os palcos e as respetivas decorações tornaram-se igualmente elementos dignos de reconhecimento. Atualmente, este grupo participa em eventos promocionais da ilha da Madeira e atua em Empreendimentos Turísticos.
Em 2006, editaram o seu primeiro CD, denominado por “Meia Valsinha”.