Em sequência do aparecimento de vários grupos folclóricos na Ilha da Madeira, o Grupo de Folclore da Casa do Povo da Camacha foi fundado a 1 de novembro de 1948. Ao longo dos tempos, o grupo tem vindo a albergar um conjunto de bailes e canções que fazem deste grupo um dos mais conhecidos e mais apreciados da ilha da Madeira, tendo sido distinguido com medalha de prata e diploma de mérito pelo Governo Regional, em 1981. Para além destas atividades, o grupo procura ainda manter vivas as tradições madeirenses, participando noutras atividades tais como: o cantar dos reis, os jogos tradicionais madeirenses, e a participação nas tradicionais lapinhas.
Para além da participação deste grupo em festas populares e na animação turística da ilha, o Grupo Folclórico da Camacha já participou em vários festivais espalhados pelos quatro cantos do mundo, em locais como a África do Sul, Estados Unidos da América, Venezuela, Brasil e Austrália.
O traje feminino é composto por uma camisa de linho, colete vermelho e capa curta sobre o ombro da mesma cor, saia de fundo vermelho com cores sobrepostas na vertical, a típica carapuça em azul-escuro, e a bota chã. O traje masculino é um pouco mais simples, composto por camisa e calções brancos, ambos em linho, uma faixa na cintura, a carapuça azul e a bota chã.
Este Grupo Folclórico é constituído por cerca de 35 elementos, que utilizam diversos instrumentos musicais, como a viola de arame, o rajão e a braguinha por fazerem parte da tradição madeirense, e ainda os ferrinhos, a harmónica e o bombo, entre outros instrumentos.
O Concelho de Santa Cruz é, na Madeira, aquele onde existem mais grupos folclóricos, contabilizando-se um total de nove: Grupo de Romarias Antigas do Rochão - Camacha, Grupo Folclórico do Rochão, Grupo Folclórico Infantil da Camacha, Grupo Folclórico Juvenil da Camacha, Grupo Folclórico Romarias e Tradições da Camacha, TRAGA - Associação de Folclore Tradições de Gaula, Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha, Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santa Cruz, Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula.