Fundada a 8 de dezembro de 1887 pelo Maestro João Manuel Álvares Júnior, a Banda Municipal de Santa Cruz, outrora denominada por Filarmónica União Fraternal e Recreativa Santacruzense, tem vindo a assumir um papel fundamental no que diz respeito à cultura e tradições, não só do Concelho, como de toda a Região.
A coletividade atua regularmente em festas dentro e fora do Concelho de Santa Cruz e em encontros de bandas.
Em 2008 a Banda realizou um intercâmbio com a Banda Municipal de Santana e em 2011 efetuou o seu primeiro intercâmbio nacional com a Banda de Calvos, pertencente ao Concelho de Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga.
A Banda Municipal de Santa Cruz tem sede na Quinta do Revoredo, junto à Casa da Cultura de Santa Cruz, é constituída por cerca de 37 elementos, tendo por diretor artístico o maestro Armando Santos. Possui ainda a escola de música ‘O Colcheia’ que visa apostar na formação e integração de novos músicos na Banda principal.
Desde 1924 a coletividade organiza, anualmente, a celebração da Restauração da Independência de Portugal, também conhecida por ‘Alvorada’, um evento único na Região que ocorre na madrugada de 1 dezembro em Santa Cruz.
PC | Facebook Banda Municipal Santa Cruz