Skip to main content

Ilhas Desertas

A Reserva Natural das Ilhas Desertas localiza-se a sudeste da Ilha da Madeira e é constituída por três ilhas, Ilhéu Chão, Deserta Grande e Bugio. O ilhéu Chão é a ilha mais pequena deste agrupamento, enquanto que a Deserta Grande, tal como o nome indica, é a ilha mais extensa com cerca de 11700 metros de comprimento e 1900 metros de largura. O Bugio possui cerca de 7500 metros de comprimento, sendo uma ilha caracterizada pelo seu formato em arco.

Para além deste conjunto de ilhas de origem vulcânica, esta reserva natural engloba um conjunto de ilhéus adjacentes e toda uma área marinha envolvente. O facto de existir um pequeno agrupado de lobos-marinhos nas Ilhas Desertas, motivou a que, em 1990, este conjunto de ilhas fosse legalmente protegido, criando-se uma Área de Proteção Especial. Nos anos 80, existiam apenas 6 a 8 animais desta espécie. Atualmente, o número tem vindo a aumentar e estima-se existir perto de 40 lobos-marinhos. Ao contrário do que tem vindo a acontecer nas restantes áreas de distribuição de lobos-marinhos, apenas na Reserva Natural das Ilhas Desertas verifica-se o crescimento desta espécie em vias de extinção.

Apesar de, administrativamente, pertencerem ao Concelho de Santa Cruz, o Parque Natural da Madeira é a entidade responsável pela sua gestão. Estas ilhas possuem uma vigilância permanente, prestada pelo Corpo de Vigilantes da Natureza.

A Reserva Natural das Ilhas Desertas possui, ainda, diversas espécies raras e endémicas, que podem ser visitadas através das embarcações turísticas que fornecem o transporte marítimo entre a Ilha da Madeira (partida do Funchal) e as Ilhas Desertas, e uma visita guiada nesta Reserva Natural.

Morada | Ilhas Desertas, Madeira

Coordenadas GPS | 32°31'19.7"N 16°30'46.3"W

Visite Santa Cruz e partilhe as suas imagens nas redes sociais com #santacruzmadeira

Union Dental

© Câmara Municipal de Santa Cruz - Ilha da Madeira, Portugal