Skip to main content

Igreja do Salvador | Matriz de Santa Cruz

A igreja Matriz de Santa Cruz é dedicada a São Salvador e estima-se que a sua edificação remonte a 1533. Construída à semelhança da Sé Catedral do Funchal, é uma igreja de estilo manuelino/tardo-gótico com planta de três naves. O seu projeto é atribuído ao arquiteto Diogo Boitaca, autor de vários monumentos emblemáticos em Portugal, como a Torre de Belém, Mosteiro dos Jerónimos e as “capelas imperfeitas” do Mosteiro da Batalha. A igreja do Salvador foi mandada erguer por D. Manuel, a pedido de João de Freitas, que se deparava com o facto de a população local estar a aumentar e a igreja existente já não conseguir abrigar todos os devotos.

A fachada principal possui um portal axial de arco quebrado de três colunelos e três arquivoltas, encimado por uma rosácea dos anos 60, do século XX. Esta fachada, terminada em empena de cornija côncava com esferas, é rematada por cunhais em cantaria e apresenta dois pseudocontrafortes, vazados com arcos quebrados, que se estima que datem do século XVIII. A porta lateral é, também, ogival, com capitéis vegetalistas, viradas para o terreiro de calçada madeirense do adro. O interior da igreja, como referido anteriormente, apresenta três naves de cinco tramos, iluminadas por frestas de arcos quebrados em cantaria regional, com pilares hexagonais de capitéis quadrangulares, sendo os arcos extremos apoiados em mísulas torsas. O púlpito encontra-se numa coluna, possuindo baldaquino em madeira e escadas em cantaria regional.

Na nave lateral da igreja encontra-se o túmulo da família Spínola e a capela de São Tiago, atualmente denominada por Capela do Santíssimo Sacramento, que se rasga em arco pleno, com colunelos de capitéis vegetalistas e rematada pelas armas da família Morais. Na nave lateral do lado da Epístola, encontra-se o altar de Nossa Senhora da Conceição, em talha azul, branca e dourada, assim como a Capela das Almas, rasgada em arco de volta perfeita, do século XVII.

Na capela-mor encontra-se a lápide tumular de João de Freitas, de gosto flamengo, com cercadura em bronze. Na parede norte, encontra-se um portal quebrado para o acesso à sacristia, geminado de arcos polilobados com óculo no tímpano, descoberto nos anos 60, do século XX. Ainda na capela-mor, para além das pinturas renascentistas, italianizantes de oficina portuguesa, observa-se o retábulo-mor tardo-barroco de talha dourada e branca com camarim central.

Morada | Rua Irmã Wilson nº 1 - Santa Cruz

Coordenadas GPS | 32°41'17.9"N 16°47'33.5"W

Visite Santa Cruz e partilhe as suas imagens nas redes sociais com #santacruzmadeira

Union Dental

© Câmara Municipal de Santa Cruz - Ilha da Madeira, Portugal