O edifício dos Paços do Concelho foi adquirido por João de Freitas, em 1516, com o intuito de ali instalar a Câmara de Santa Cruz, após a elevação de vila a Concelho, que ocorreu em 1515. Estima-se que este edifício tenha sido construído nas primeiras décadas do século XVI e, posteriormente, no século XX, sofreu uma ampliação e reabilitação com o projeto da autoria do arquiteto Luís da Conceição Teixeira, que se baseou nas características comuns aos edifícios públicos do Estado Novo.
No exterior, sobressai a porta em arco quebrado de dois colunelos e de duas arquivoltas, rematados pelas armas reais de D. Manuel. É de destacar, também, as janelas de estilo Manuelino de apenas um colunelo e uma arquivolta.
No interior, é possível contemplar uma pintura alusiva às atividades económicas e culturais do Concelho, da autoria de Teresa Brazão, o teto em masseira do Salão Nobre e a heráldica régia manuelina, que outrora estava colocada no centro do teto, e que, atualmente, se encontra numa parede lateral. Este edifício é o único com estatuto de Monumento Nacional existente no Município, pelo facto de ser a única Câmara, na Ilha da Madeira, que manteve a sua sede desde o século XVI, e, também, por ser um dos raros exemplos a nível nacional.
Morada | Praça Dr. João Abel de Freitas - Santa Cruz
Coordenadas GPS | 32°41'17.0"N 16°47'32.1"W